EXHIBITIONS 2023 A Invenção das Nuvens 2022 Fausto 2022 Primrose 2021 Stimmung Redux 2021 Stimmung 2017 Andar nas Nuvens - CMAS 2016 Andar nas Nuvens - CMMA 2012 Asklepieion 2012 Depois do Dilúvio 2007 Ilha Branca 2007 Cadmo e Harmonia 2003 Andreas 2002 Just Reality 2001 Le Temps Retrouvé 2000 A Morte de Virgílio 1998 Hotel Europa 1998 Arte da Memória 1996 Donde vimos? O que somos? Para onde vamos? 1996 Vitória de Samotrácia 1995 Et in Arcadia Ego 1994 Princípios da Perspectiva Linear 1993 De um caderno comprado em Coimbra 1992 Cassandra 1991 Hotéis 1990 A Ciência Inexacta 1989 Arte da Pintura 1989 Imagens 1988 Uma Vida Interior 1988 Indícios 1987 Fotografias 1987 O Muro da Memória 1986 O Espaço e a Interrogação 1986 Primitivos 1984 Pinturas
Exhibition O Espaço e a Interrogação [The space and the interrogation] 1986
Oil on canvas 100 x 80 cm
"Todo o pintor, a dado passo da obra, pinta em cinzentos. Outras poderão ser as cores de pintar a alegria, o melancolismo ou a agressividade. Os cinzentos disciplinam, os cinzentos são a reflexão sobre a própria pintura. É com essa não-cor que os pintores formulam, geralmente, o intervalo de reflexão sobre a cor e o espaço. Quero dizer, por último, que é um espaço de interrogação, esse. [...] À extrema ductibilidade do espaço na anterior pintura, à sua mobilidade lírica e depois expressiva, contrapõe ou acrescenta, agora, o pintor a monumentalidade estática dos seus sinais, a gravidade dos negros, a cobertura impenetrável dos mantos cinzentos embora cintilantes. Adivinha-se que houve noutro tempo, — esta pintura constrói-se no tempo — em instantes outros a tentação de perfurar pela cor essa gravidade gris que hoje se vê nela. Percebe-se, logo, porque não foi isso possível ou sequer perdurável: ninguém desafia o sagrado sem o temor, sem a angústia que esse desafio traz consigo."
(Fernando de Azevedo, “Prefácio” in catálogo da exposição ”O Espaço e a Interrogação”, Galeria Diferença, Lisboa, Dezembro de 1986)
"Every painter, at a given step of the work, paints in grays. Others may be the colors of painting joy, melancholy or aggressiveness. The gray ones discipline, the gray ones are the reflection on the painting itself. It is with this non-color that painters usually formulate the interval of reflection on color and space. I mean, lastly, it's a question mark, this one. [...] The extreme ductility of space in the previous painting, its lyrical and then expressive mobility, now contrasts or adds to the painter the static monumentality of his signs, the gravity of the blacks, the impenetrable cover of the gray mantles, though scintillating. It is guessed that there was another time - this painting is built in time - at other moments the temptation to pierce by color that gray gravity that is seen in it today. It is perceived, therefore, that this was not possible or even lasting: no one defies the sacred without fear, without the anguish that this challenge brings with it."
(Fernando de Azevedo, "Preface" in the catalog of the exhibition "Space and Interrogation", Gallery Diferença, Lisbon, December 1986)
Exhibition
1986 O Espaço e a Interrogação, Galeria Diferença, Lisboa
Bibliography
Fernando de AZEVEDO, Prefácio
Exhibition sponsored by Calouste Gulbenkian Foundation