Manuel Valente Alves - "Do lume sabes só que é porta" (2021), série fotográfica. Capa, contracapa e 26 páginas do interior.

Colóquio Artes, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, número 210, Maio/Agosto 2022.

"Com o n.º 210, a revista Colóquio/Letras associa-se às comemorações do centenário do nascimento de José Saramago. Ao conjunto de artigos sobre a sua obra — da autoria de Carlos Reis, Orlando Grossegesse, Sara Grünhagen, Carlos Nogueira e José Cândido Oliveira Martins —, juntam-se depoimentos — de Jenaro Talens, Lídia Jorge, Ana Margarida Carvalho e José Luís Peixoto — que enriquecem a visão do homem para lá do escritor.


A Pedro Tamen, que perdemos no passado verão, é dedicado o ensaio de Catherine Dumas — centrado na “poética do envelhecimento” dos seus últimos livros —, bem como a série fotográfica de Manuel Valente Alves, inspirada num verso do poeta (“Do lume sabes só que é porta”).

Destaque para a criação literária, em prosa e em verso, de duas autoras brasileiras, Luciana Hidalgo e Nina Rizzi, que nos surpreendem pela invenção dos seus universos, entre a subversão do mito, por parte da prosadora, e o trabalho sobre a língua oral e popular por parte da poeta. "

+ info