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BIOGRAPHY

MANUEL VALENTE ALVES

(Abrantes, Portugal)

 

Vive e trabalha em Lisboa. Formou-se em Medicina pela Universidade de Lisboa. A sua obra artística aborda questões relacionadas com a paisagem, género recorrente na história da arte, e a sua relação com o tempo, a memória, o corpo e a cultura, no âmbito das problemáticas actuais sobre a globalização. Utiliza como principais suportes a fotografia, o vídeo e o desenho, com os quais cria instalações, livros, filmes e projectos na web. 


Desde 1983, realizou cerca de três dezenas de exposições individuais e participou em mais de quatro dezenas de colectivas em diversos museus, galerias e outras instituições de arte,  em Portugal e no estrangeiro: Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), Instituto Alemão (Lisboa), Fundação de Serralves (Porto), Culturgest (Lisboa), Museu do Chiado (Lisboa), Centro Português de Fotografia (Porto), Centro Cultural de Belém (Lisboa), Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa), CAV - Centro de Artes Visuais (Coimbra), Casa da Cerca (Almada), Palais des Beaux Arts (Bruxelas), Frankfurter Kunsverein (Frankfurt), Circulo de Bellas Artes (Madrid), Canal Isabel II (Madrid), Marco - Museu de Arte Contemporânea (Campo Grande, Brasil), Galeria Diferença (Lisboa), Galeria Graça Fonseca (Lisboa), Galeria Luís Serpa (Lisboa), entre outras.

 

Fez parte de algumas representações portuguesas no estrangeiro: A Imagem das Palavras (Europália 91, Palais des Beaux Arts, Bruxelas, 1991); Lusitania (Circulo de Bellas Artes, Madrid, 1992); Livro de Viagens – Portugiesische Photographie 1854-1997 (Frankfurter Kunstverein, Frankfurt, 1997); Observatório – Fotografia Portuguesa Contemporânea (Canal Isabel II, Madrid, 1998); Portugal: Algunas Figuras (Laboratório Arte Alameda, Cidade do México, México, 2005).

 

Publicou quatro livros de artista: Lisbon Body – Os Trabalhos e os Dias, com João Pinharanda e Nina Szielasko (MVA Invent, 2002), Andreas, com João Miguel Fernandes Jorge (Museu Nacional de Arte Antiga, Instituto Nacional dos Museus, 2003), Cadmo e Harmonia (Casa da Cerca, Centro de Arte Contemporânea, 2007), Lysis (edição do autor, 2015). É também autor de três DVD: Just Reality (Centro Português de Fotografia, 2002), Lisbon Body (MVA Invent, 2002) e Andreas (Museu Nacional de Arte Antiga, Instituto Nacional dos Museus, 2003).

 

Das suas exposições mais recentes destaquem-se as seguintes instalações: «Cadmo e Harmonia», curadoria de Emília Ferreira (Casa da Cerca, Almada, 2007); «Ilha Branca», curadoria de Emília Ferreira (Teatro Municipal de Almada, 2007); «Asklepieion», integrada na exposição Hospital, curadoria de Luís Campos (Panóptico do Hospital Miguel Bombarda, Lisboa, 2012); «Depois do Dilúvio», integrada na exposição Sonho de Wagner, curadoria de Victor Pinto da Fonseca (Plataforma Revólver, Lisboa, 2012); Andar mas Nuvens, com Carla Cabanas, curadoria de Margarida Medeiros (Casa-Museu Medeiros e Almeida, Lisboa, 2016). 

 

Encontra-se representado em numerosas colecções privadas e em diversas colecções públicas: Caixa Geral de Depósitos, Lisboa; Câmara Municipal de Lisboa; Centro de Estudos de Fotografia, Coimbra; Colecção de Arte Contemporânea de Lagos; Colecção Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, Almada; Colecção Nacional de Fotografia, Porto; Colecção do Hospital de São Francisco Xavier, Lisboa; Colecção PLMJ, Lisboa; Instituto Camões, Lisboa; Museu Calouste Gulbenkian - Colecção Moderna, Lisboa; Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Brasil.

 

O seu interesse por projectos transdisciplinares tem-no levado a desenvolver, paralelamente à sua prática artística, trabalho de investigação e de curadoria nas áreas da história, da filosofia e da museologia, ligando arte, ciência, medicina e humanidades em geral. Neste âmbitoé autor, editor e co-editor de cerca de duas dezenas de livros, organizou numerosos colóquios e conferências e foi curador, entre outras, das seguintes exposições institucionais: Sete artistas contemporâneos evocam a geração médica de 1911 (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1999), Passagens (Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, 2005), Transparência (Museu Nacional Soares dos Reis, Porto, 2010), Gabinete de Anatomia (Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, Lisboa, 2011), Laboratório de Anatomia (Reitoria da Universidade de Lisboa, 2013), Autómato Vivo (Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa, 2014). + informação




MANUEL VALENTE ALVES

(Abrantes, Portugal)


Lives and works in Lisbon. He is graduated in Medicine by the University of Lisbon. His artistic work deals with issues related to landscape, recurrent genre in the history of art, and its relationship with time, memory, body, and culture, within the framework of current problematics on globalization. He uses photography, video and drawing as main supports, with which he creates installations, books, films and webart projects.


Since 1983 he held nearly three dozen individual exhibitions and participated in more than four dozen collective exhibitions in several museums, galleries and other art institutions in Portugal and abroad: Calouste Gulbenkian Foundation (Lisbon), Goethe Institute (Lisbon), Serralves Foundation (Porto), Culturgest (Lisbon) Chiado Museum (Lisbon) Portuguese Centre of Photography (Porto), Centro Cultural de Belém (Lisbon), National Museum of Ancient Art (Lisbon), CAV - Visual Arts Centre (Coimbra) , Casa da Cerca (Almada), Palais des Beaux Arts (Brussels), Frankfurter Kunsverein (Frankfurt), Circulo de Bellas Artes (Madrid), Canal Isabel II (Madrid), Marco - Museum of Contemporary Art (Campo Grande, Brazil), Difference Gallery (Lisbon), Graça Fonseca Gallery (Lisbon), Luis Serpa Gallery (Lisbon), among others.

 

He integrated some oficial representations of Portuguese art abroad: The Image of Words (Europalia 91, Palais des Beaux Arts, Brussels, 1991); Lusitania (Circulo de Bellas Artes, Madrid, 1992); Travel Book - Portugiesische Photographie 1854-1997 (Frankfurter Kunstverein, Frankfurt, 1997); Observatory - Portuguese Contemporary Photography (Canal Isabel II, Madrid, 1998); Portugal: Algunas Figuras (Laboratorio Arte Alameda, Mexico City, Mexico, 2005).

 

He published three books of artist: Lisbon Body - Toils and Days, with John Pinharanda and Nina Szielasko (MVA Invent, 2002), Andreas, with João Miguel Fernandes Jorge (National Museum of Ancient Art, National Institute of Museums, 2003), Cadmus and Harmony (Casa da Cerca, Contemporary Art Centre, 2007), Lysis (author's edition, 2015). It is also author of three DVD: Just Reality (Portuguese Center of Photography, 2002), Lisbon Body (MVA Invent 2002) and Andreas (National Museum of Ancient Art, National Institute of Museums, 2003).

 

The latest exhibitions were the following installations: "Cadmus and Harmony", curated by Emília Ferreira (Casa da Cerca, Almada, 2007); "White Island", curated by Emília Ferreira (Teatro Municipal de Almada, 2007); "Asklepieion", part of the exhibition Hospital, curated by Luis Campos (Panopticon of the Miguel Bombarda Hospital, Lisbon, 2012); 'After the Deluge', part of the exhibition Wagner's Dream, curated by Victor Pinto da Fonseca (Revolver Platform, Lisbon, 2012); Walking on the Clouds, with Carla Cabanas, curated by Margarida Medeiros (Casa-Museu Medeiros e Almeida, Lisbon, 2016).

 

He is represented in several private and public collections, such as: Caixa Geral de Depósitos, Lisbon; Lisbon City Hall; Calouste Gulbenkian Museum - Modern Collection, Lisbon; Center for Photography Studies, Coimbra; Collection of Lagos Contemporary Art ; Collection Casa da Cerca - Contemporary Art Centre, Almada; National Photography Collection, Porto; Collection of St. Francis Xavier Hospital, Lisbon; Collection PLMJ Foundation, Lisbon; Instituto Camões, Lisbon; Museum of Contemporary Art of Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Brazil.


Manuel Valente Alves's interest by transdisciplinary projects has led him to develop, in paralell with his artistic practice, research work in the areas of history, philosophy and museology, connecting art, science, medicine and humanities in general from diversified topics. In this context, he is the author, editor and co-editor of nearly two dozen books, he has organized several colloquia and conferences and he has curated, among others, the following institutional exhibitions: Seven contemporary artists evoke the medical generation of 1911 (Calouste Gulbenkian Foundation, Lisbon, 1999), Passages (the National Art Museum, Lisbon, 2005), Transparency (National Museum Soares dos Reis, Porto, 2010), Gabinet of Anatomy (Arpad Szenes - Vieira da Silva Foundation, Lisbon, 2011), Laboratory of Anatomy (University of Dean of Lisbon, 2013), Living Automaton (National Museum of Natural History and Science, Lisbon, 2014). + information