BIO & CV‎ > ‎Biography & cv‎ > ‎

Short biography

MANUEL VALENTE ALVES

(Abrantes, Portugal)

 

Vive e trabalha em Lisboa. Formou-se em medicina pela Universidade de Lisboa. O seu trabalho artístico desenvolve-se em torno das temáticas do tempo e da memória, do corpo e da paisagem, da palavra e da imagem, que apresenta sob a forma de instalações, livros, filmes e websites. Usa a fotografia, o vídeo e o desenho como suportes preferenciais.


Desde 1983, realizou cerca de três dezenas de exposições individuais e participou em mais de quatro dezenas de colectivas em diversos museus, galerias e outras instituições de arte,  em Portugal e no estrangeiro: Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), Instituto Alemão (Lisboa), Fundação de Serralves (Porto), Culturgest (Lisboa), Museu do Chiado (Lisboa), Centro Português de Fotografia (Porto), Centro Cultural de Belém (Lisboa), Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa), CAV - Centro de Artes Visuais (Coimbra), Casa da Cerca (Almada), Palais des Beaux Arts (Bruxelas), Frankfurter Kunsverein (Frankfurt), Circulo de Bellas Artes (Madrid), Canal Isabel II (Madrid), Marco - Museu de Arte Contemporânea (Campo Grande, Brasil), Galeria Diferença (Lisboa), Galeria Graça Fonseca (Lisboa), Galeria Luís Serpa (Lisboa), entre outras.

 

Fez parte de algumas representações portuguesas no estrangeiro: A Imagem das Palavras (Europália 91, Palais des Beaux Arts, Bruxelas, 1991); Lusitania (Circulo de Bellas Artes, Madrid, 1992); Livro de Viagens – Portugiesische Photographie 1854-1997 (Frankfurter Kunstverein, Frankfurt, 1997); Observatório – Fotografia Portuguesa Contemporânea (Canal Isabel II, Madrid, 1998); Portugal: Algunas Figuras (Laboratório Arte Alameda, Cidade do México, México, 2005).

 

Publicou quatro livros de artista: Lisbon Body – Os Trabalhos e os Dias, com João Pinharanda e Nina Szielasko (MVA Invent, 2002), Andreas, com João Miguel Fernandes Jorge (Museu Nacional de Arte Antiga, Instituto Nacional dos Museus, 2003), Cadmo e Harmonia (Casa da Cerca, Centro de Arte Contemporânea, 2007), Lysis (edição do autor, 2015). É também autor de três DVD: Just Reality (Centro Português de Fotografia, 2002), Lisbon Body (MVA Invent, 2002) e Andreas (Museu Nacional de Arte Antiga, Instituto Nacional dos Museus, 2003).

 

Das suas exposições mais recentes destaque-se a instalação «Cadmo e Harmonia», curadoria de Emília Ferreira (Casa da Cerca, Almada, 2007), a instalação «Ilha Branca», curadoria de Emília Ferreira (Teatro Municipal de Almada, 2007) a instalação «Asklepieion», integrada na exposição Hospital, curadoria de Luís Campos (Panóptico do Hospital Miguel Bombarda, Lisboa, 2012), a instalação «Depois do Dilúvio», integrada na exposição Sonho de Wagner, curadoria de Victor Pinto da Fnseca (Plataforma Revólver, Lisboa, 2012) e a instalação Andar mas Nuvens, com Carla Cabanas, curadoria de Margarida Medeiros (Casa-Museu Medeiros e Almeida, Lisboa, 2016). 

 

Encontra-se representado em numerosas colecções privadas e em diversas colecções públicas: Caixa Geral de Depósitos, Lisboa; Câmara Municipal de Lisboa; CAMJAP, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; Centro de Estudos de Fotografia, Coimbra; Colecção de Arte Contemporânea de Lagos; Colecção Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, Almada; Colecção Nacional de Fotografia, Porto; Colecção do Hospital de São Francisco Xavier, Lisboa; Colecção PLMJ, Lisboa; Instituto Camões, Lisboa, Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Brasil.

 

O seu interesse pela inter- e transdisciplinaridade tem-no levado a desenvolver, paralelamente à sua prática artística, trabalho de investigação nas áreas da história, da filosofia e da museologia, ligando arte, ciência, medicina e humanidades em geral a partir de diversas temáticas. Neste âmbitoé autor, editor e co-editor de cerca de duas dezenas de livros, organizou diversos colóquios e conferências e foi curador, entre outras, das seguintes exposições institucionais: Sete artistas contemporâneos evocam a geração médica de 1911 (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1999), Passagens (Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, 2005), Transparência (Museu Nacional Soares dos Reis, Porto, 2010), Gabinete de Anatomia (Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, Lisboa, 2011), Laboratório de Anatomia (Reitoria da Universidade de Lisboa, 2013), Autómato Vivo (Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa, 2014). + informação



MANUEL VALENTE ALVES

(Abrantes, Portugal)


Lives and works in Lisbon. He is graduated in Medicine from the University of Lisbon. His art work has been developed around issues such as time and memory, body and landscape, word and image, and presented through installations, books, films and websitesHe uses photography, video and drawing as preferred medias.


Since 1983 he held nearly three dozen individual exhibitions and participated in more than four dozen collective exhibitions in several museums, galleries and other art institutions in Portugal and abroad: Calouste Gulbenkian Foundation (Lisbon), Goethe Institute (Lisbon), Serralves Foundation (Porto), Culturgest (Lisbon) Chiado Museum (Lisbon) Portuguese Centre of Photography (Porto), Centro Cultural de Belém (Lisbon), National Museum of Ancient Art (Lisbon), CAV - Visual Arts Centre (Coimbra) , Casa da Cerca (Almada), Palais des Beaux Arts (Brussels), Frankfurter Kunsverein (Frankfurt), Circulo de Bellas Artes (Madrid), Canal Isabel II (Madrid), Marco - Museum of Contemporary Art (Campo Grande, Brazil), Difference Gallery (Lisbon), Graça Fonseca Gallery (Lisbon), Luis Serpa Gallery (Lisbon), among others.

 

He integrated some oficial representations of Portuguese art abroad: The Image of Words (Europalia 91, Palais des Beaux Arts, Brussels, 1991); Lusitania (Circulo de Bellas Artes, Madrid, 1992); Travel Book - Portugiesische Photographie 1854-1997 (Frankfurter Kunstverein, Frankfurt, 1997); Observatory - Portuguese Contemporary Photography (Canal Isabel II, Madrid, 1998); Portugal: Algunas Figuras (Laboratorio Arte Alameda, Mexico City, Mexico, 2005).

 

He has published three books of artist: Lisbon Body - Toils and Days, with John Pinharanda and Nina Szielasko (MVA Invent, 2002), Andreas, with João Miguel Fernandes Jorge (National Museum of Ancient Art, National Institute of Museums, 2003), Cadmus and Harmony (Casa da Cerca, Contemporary Art Centre, 2007), Lysis (author's edition, 2015). It is also author of three DVD: Just Reality (Portuguese Center of Photography, 2002), Lisbon Body (MVA Invent 2002) and Andreas (National Museum of Ancient Art, National Institute of Museums, 2003).

 

The latest exhibitions were: the installation "Cadmus and Harmony", curated by Emília Ferreira (Casa da Cerca, Almada, 2007), the installation "White Island", curated by Emília Ferreira (Teatro Municipal de Almada, 2007), the installation "Asklepieion", part of the exhibition Hospital, curated by Luis Campos (Panopticon of the Miguel Bombarda Hospital, Lisbon, 2012), the installation 'After the Flood', part of the exhibition Wagner's Dream, curated by Victor Pinto da Fonseca (Revolver Platform, Lisbon, 2012) and the installation Walking on the Clouds, with Carla Cabanas, curated by Margarida Medeiros (Casa-Museu Medeiros e Almeida, Lisbon, 2016).

 

It is represented in several private and public collections, such as: Caixa Geral de Depósitos, Lisbon; Lisbon City Hall; CAMJAP, Calouste Gulbenkian Foundation, Lisbon; Center for Photography Studies, Coimbra; Collection of Lagos Contemporary Art ; Collection Casa da Cerca - Contemporary Art Centre, Almada; National Photography Collection, Porto; collection of St. Francis Xavier Hospital, Lisbon; Collection PLMJ Foundation, Lisbon; Instituto Camões, Lisbon, Museum of Contemporary Art of Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Brazil.


Manuel Valente Alves's interest by inter- and transdisciplinarity has led him to develop alongside its artistic practice, research work in the areas of history, philosophy and museology, connecting art, science, medicine and humanities in general from diversified topics. In this context, he is the author, editor and co-editor of nearly two dozen books, he has organized several colloquia and conferences and he has curated, among others, the following institutional exhibitions: Seven contemporary artists evoke the medical generation of 1911 (Calouste Gulbenkian Foundation, Lisbon, 1999), Passages (the National Art Museum, Lisbon, 2005), Transparency (National Museum Soares dos Reis, Porto, 2010), Gabinet of Anatomy (Arpad Szenes - Vieira da Silva Foundation, Lisbon, 2011), Laboratory of Anatomy (University of Dean of Lisbon, 2013), Living Automaton (National Museum of Natural History and Science, Lisbon, 2014). + information